domingo, 31 de agosto de 2014

Cultura: Com 3,97 milhões de álbuns vendidos na última semana, média dos EUA atinge pior número.

RIO — As vendas de discos atingiram seu pior patamar nos Estados Unidos desde 1991, anos em que começaram a ser contabilizadas pela Nielsen SoundScan. De acordo com informações divulgadas pela agência na revista Billboard, os números, que já vinham em declínio, caíram para menos de quatro milhões de cópias pela primeira vez e atingiram um total de 3,97 milhões — somadas em vendas físicas e digitais.
Álbuns físicos e digitais têm perdido espaço para serviços de 'streaming' Foto: O Globo



A distância entre os valores atuais e os de 2013 anterior é marcante: com 4,88 milhões de cópias vendidas na mesma semana do ano passado, o número caiu em mais de 910 mil exemplares. A média do primeiro trimestre de 2014 foi de 4,75 milhões, enquanto o segundo caiu para 4,55 milhões.

De acordo com informações da Nielsen divulgadas recentemente pela "Business Insider", enquanto as vendas digitais caíram 14,9% e as de CDs sofreram baque de 19,6% do primeiro semestre de 2013 para o primeiro semestre de 2014, os serviços de streaming (reprodução paga) aumentaram mais de 50,1% no mesmo período.

Um executivo de uma grande gravadora, que preferiu não se identificar, disse à Billboard que não está surpreso com os resultados desta semana, que seguem um padrão no qual até as lojas virtuais têm sofrido.

"As vendas têm seguido a direção errada durante todo o ano. Parece até ter demorado, quando você repara no crescimento do streaming. Este ano, os executivos das gravadores finalmente se deram conta de algo que estavam relutantes em admitir no ano passado. O streaming está canibalizando as vendas digitais também.

Com 90 mil cópias, o disco mais vendido da semana foi "Blacc Hollywood", do rapper Wiz Khalifa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS