domingo, 31 de agosto de 2014

Cultura: David Lynch recebe primeira retrospectiva como artista plástico, nos EUA.

LOS ANGELES — O estúdio de pintura de David Lynch, em uma cobertura de Hollywood Hills, está repleto de subprodutos de suas obras. Pinturas com figuras infantis cruas em poses ameaçadoras ficam apoiadas contra as paredes, desenhos inacabados se espalham sobre sua enorme mesa, e bitucas de cigarro salpicam o piso acarpetado.




Enquanto a sombria sensibilidade do trabalho cinematográfico do cineasta de 68 anos — “Eraserhead” (1977), “O homem elefante” (1980), “Veludo azul” (1986) e “Coração selvagem” (1990), entre outros — permeou o consciente coletivo do público e influenciou amplamente outros diretores, escritores e artistas, seu trabalho como artista plástico é quase desconhecido. No entanto, a pintura foi a sua escola artística primária, onde ele começou como aluno da Academia de Belas Artes da Pennsylvania, na Filadélfia, em 1966, e segue como a sua atividade mais constante. A primeira retrospectiva de sua obra em um museu dos EUA, “David Lynch: The Unified Field” (David Lynch: O campo unificado, em tradução livre), abre no dia 13 de setembro na mesma Academia da Pennsylvania.

“Eu adorei meu período na academia”, diz Lynch. “O prédio era praticamente preto. Toda a Filadélfia tinha um tipo de paleta de pó de carvão e um clima espetacular. Havia violência, medo, corrupção, insanidade, desespero, tristeza, tudo estava na atmosfera da cidade. Eu amava as pessoas de lá. Todas essas coisas foram a minha maior influência.”

Apesar da devoção ao trabalho do cineasta, “ninguém prestou atenção nele entre os meus colegas de museus americanos”, afirma Robert Cozzolino, curador da exibição. A mostra abrigará pinturas e desenhos criados ao longo de cinco décadas.

“Eu acho que o mundo da arte sempre teve um pé atrás com o David, apesar de sua formação como artista”, diz Brett Littman, diretor do “Drawing Center” de Nova York. “Ele não é James Franco”, ironizou Littman, que organizou uma pequena exibição de desenhos e fotografias de Lynch no ano passado, em Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS